Dúvidas e cia

                Bioconstução

A Bioconstução é uma arquitetura de baixo impacto que visa a melhor eficiência energética, o melhor aproveitamento dos recursos naturais e um menor descarte de resíduos. A Bioconstrução, portanto, promove um ciclo integrado na natureza, fazendo assim um resgate do que seria a boa arquitetura. Por esses motivos o CES optou pela bioconstrução, observando seus princípios desde o início do projeto e, com esta cartilha, procura levar adiante esse conhecimento.
Para realizar uma bioconstrução é necessária uma avaliação profunda do entorno, isso implica em estudar muito bem o espaço da futura construção e decidir pelos materiais de acordo com as características climáticas do local. Essa análise possibilita a escolha de materiais como o bambu, o tipo de terra, de pedras e de madeiras, além dos vários tipos de resíduos que são sempre bem-vindos, como serragem, palha de arroz, lascas de madeira, ou ainda garrafas, vidros e outros.
Considerar a cultura do lugar e o perfil da mão-de-obra existente é fundamental para construir algo mais próximo da paisagem e gerar renda.

                                        Educação para a Sustentabilidade

Bioconstrução representa uma quebra de paradigma em relação aos modelos lineares que estamos acostumados. Optar por esse novo modelo, mais holístico e sistêmico, requer uma mudança em nossos hábitos de consumo e em nossa própria visão de mundo. Exatamente por integrar homem e natureza é que a Bioconstrução significa uma solução sustentável para implantação de moradias mais saudáveis e de baixo impacto.

Oque é Sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

  
                                            Telhado Verde

  O Telhado Verde é uma solução multifuncional adotada em várias regiões de diferentes climas no mundo desde a antiguidade, pois oferece um exelente conforto térmico. No verão proporciona uma temperatura fresca e no inverno mantém o ambiente quente, reduzindo o uso de condicionadores de ar e de aquecimento artificiais, permitindo maior economia e eficiência energética. Sua aplicação consiste no uso de vegetação sobre a cobertura devidamente impermeabilizada e com drenagem adequada.
  No CES, as águas provenientes da cobertura do telhado do sertão coletadas e encaminhadas para uma cisterna de captação e armanezamento da água da chuva, que por sua vez abastecerá os sanitários e outros usos.
  Os telhados verdes são multifuncionais:
  • Filtram e retardam a descida das águas da chuva, evitando enchentes e assoreamento dos rios.
  • Contribuem para o aumento das áreas verdes e do paisagismo.
  • reduzem a poluição atmosférica e contribuem no combate ao aquecimento global pela absorção do cO².
  • Regularizam a umidade do ar e as temperaturas interna e externa.
  • Reduzem as superfícies pavimentadoas.
   O telhado verde também é uma solução para melhorar á qualidade dp ar, pois aumenta as superfícies verdes da cidade em substituição às áreas pavimentadas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS